FATOS/FOTOS

 1º ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO SINDICAL DO PSDB EM RECIFE,E O SINDACSPA-PE ESTAVA LÁ.

O PSDB realizou o 1º Encontro do Núcleo Sindical,evento realizado no Onda Mar Hotel em Boa Viagem.  Evento bastante concorrido,onde as principais lideranças sindicais dos eixos,sudeste e norte-nordeste estavam presentes.











O SINDACSPA-PE,esteve presente ao evento com parte da diretoria, (Adalberto,Roquilane,Telma e Josivane) participou  da temática na defesa da bandeira contra os desmandos e falta de apoio, avançando nas conquistas da categoria dos ACS,construindo uma base fundamentada de ações,intensificando os trabalhos em prol da categoria.















No evento estavam presentes o Deputado Federal Sergio Guerra (PSDB), Deputado Estadual Daniel Coelho (PSDB) e o Deputado Estadual Severino Ramos (PMN) candidato a Prefeito da Cidade de Paulista,além de vários presidentes de Centrais e de Sindicatos.













A liderança da reunião no segmento sindical ficou a cargo do Presidente da UGT-PE Gustavo Walfrido. Onde o evento tucano procura estruturar os núcleos sindicais estaduais,promover a aproximação das lideranças sindicais e construir uma estrutura de funcionamento formatando e articulando as parcerias políticas e sindicais.















O núcleo sindical do PSDB,entende que a  organização da militância e dos simpatizantes do Partido,bem  como a articulação e forte trabalho desenvolve a democracia e o desenvolvimento do país,com ética  e responsabilidade pública,com criatividade política e compromisso com a justiça social.




AGENTES DE SÁUDE DE PAULISTA-PE FORMAM SINDICATO COM MEGA ESTRUTURA PARA SEUS ASSOCIADOS.

 https://lh5.googleusercontent.com/-_nDHK8ofZZg/Te1eOPJz1HI/AAAAAAAAA2k/yvvmJaarABM/s512/Foto0390.jpg 
da esquerda para a direita Cezar Roberto (Secretário),Telma Santiago (Tesoureira) e Roquilane Morais (Presidente).
BAF-Como surgiu a idéia do Sindicato?
Telma Santiago- A idéia da criação o Sindicato é antiga. Desde 1995, quando foi criada a Associação dos ACS,já se pensava no assunto. Mas, teve muitos empecilhos,faltou força suficiente para fazer a criação, e o tempo passou e não se conseguiu. Hoje, chegou o momento oportuno, porque a nossa entidade não tem muita representatividade legal. Nós criamos o sindicato,para fortalecer a categoria e poder lutar e defender as causas dos ACS,haja visto a associação está inviável. O sindicato hoje é real,não é mais idéia.
BAF-Quais os objetivos do Sindicato dos ACS do Paulista?
Roquilane Morais-Entre os objetivos do Sindicato,consta a defesa da categoria; manutenção das conquistas através das lutas de anos anteriores. Além da representatividade do Sindicato ser consistente e a orientação das Confederações  é que os municípios adequem-se na sindicalização. Um bom exemplo,foi a luta da categoria na remuneração salarial. No caso de uma  ação sindical, poderia ser cobrado uma ênfase maior da gestão municipal,no que se diz respeito ao repasse financeiro e melhores condições  de trabalho,além da divulgação mais efetiva da ação e desempenho dos ACS. Onde os gestores deliberam ações que são incompatíveis com as funções do agentes. Ações que variam de recepcionista à farmácia,e até serviços gerais.
BAF-Qual o diferencial que os ACS terão ao migrar da Associação para o Sindicato?
Cezar Roberto- O diferencial é, está amparado pela Constituição. Sendo assim ,o sindicato defende e enaltece os ACS nas suas atribuições. O sindicato vem também para garantir o respeito da categoria diante do executivo no município. Enfim, o Sindicato vem para defender,garantir direitos,capacitar e conscientizar o ACS e  a Secretaria de Saúde,trabalhando em parceria com a comunidade,dos direitos e deveres de ambos. Além claro,de lutar pelo respaldo financeiro.
BAF-Quais as vantagens dos ACS Sindicalizados?
Roquilane Morais- Como Sindicato,pode-se buscar e receber recursos internos e externos adequando-os para que os sócios venham usufruir dos benefícios. O Sindicato já nasce com a proposta do ACS ter direito ao plano de saúde,receituário e exames. De imediato, queremos disponibilizar um clínico geral e um ginecologista. Além de termos parcerias,para viabilizar exames médicos,odontológicos e pareceres jurídicos. O Sindicato já mantém contato com parceiros,que  tem uma estrutura para fazer mais de 30.000 atendimentos mês,sendo de grande benefício para os futuros ACS sindicalizados.
BAF-O Sindicato está legaliizado de fato e de verdade ou está na mesma situação da Associação dos ACS?
Cézar Roberto- O Sindicato está devidamente oficializado, o edital já foi publicado no Diário Oficial da União e  Diário Oficial do Estado de Pernambuco do dia 02/06/11,conforme os trâmites que a lei orienta,convocando todos os ACS do município, para a assembléia de fundação no dia 13/06/11,próxima segunda-feira,as 08:00 hs a primeira convocação e às 09:00 hs, a segunda convocação,deliberando as seguintes órdens: fundação do sindicato,leitura do estatuto e eleição da diretoria, na Associação dos Moradores do loteamento Jardim Justiça e Paz no bairro do Janga, na Av. Procurador Pedro Jorge s/n Paulista-Pe. A oficialização do Sindicato para os ACS, é um salto de qualidade da idade da pedra para a era digital. E com um diferencial,a estrutura do sindicato hoje, tem realmente um programa de gestão. 
BAF-Os ACS estão liberados para estarem no dia da fundação do Sindicato?
Roquilane Morais-Hoje 06/06,foi entregue o ofício a diretoria de atenção básica,na pessoa da Sra. Glória, para liberação dos ACS para estarem presentes no dia 13/06/11 das 08-12:00hs,ao nascedouro do sindicato. Quem recebeu o documento foi a Sra. Nadjane Carvalho. A Secretaria de Saúde foi previamente informada.
BAF-Como sindicalizar-se e fazer o desligamento da Associação?
Cezar Roberto-Após a leitura do estatuto e oficializado o sindicato,os ACS presentes podem preencher as fichas de filiação. Será estipulada a normatização em assembléia da taxa sindical que é de 2% a nível nacional,legitimando o sindicato. Para desligar-se da Associação e migrar para o Sindicato,faz-se um requerimento de próprio punho afirmando a desfiliação. É bem simples.
BAF-Finalizando,houve divisão na Associação?
Telma Santiago-Não. A composição da diretoria do Sindicato foi feita dentro da própria Associação. A comissão, não aceitou o continuismo da presidente da associação dos ACS  na presidência do Sindicato. Exceto, um diretor, que afirmou ser favorável a presidente,mas faltou ao dia da eleição previamente avisado. A composição da direção do sindicato foi feita com a presença e voto da própria presidente da associação. Tudo registrado em ata reconhecida  no cartório. Assim ficou acertada diretoria do Sindicato: Presidente-Roquilane Morais,Secretário-Cézar Roberto e Tesoureira-Telma Santiago.
do Blog do Adalberto Filho