quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COMUNICADO URGENTE

A CONACS vem em caráter de urgência comunicar a todas as Federações e sindicatos, bem como, a categoria em geral, que está adiada a votação do Piso Salarial Nacional, prevista para a próxima semana, dia 03 de setembro.
O adiamento se dará devido a um comunicado da presidência da Câmara ocorrido no dia de ontem, informando que apesar de todos os esforços para ter a pauta destrancada ainda essa semana não foi possível, mesmo   tendo sido votado todas as Medidas Provisórias,  contrariando as expectativas, o Governo manteve o caráter de urgência constitucional do Projeto que trata da Mineração, já sabendo que seu parecer final só fica pronto segundo previsões no início de outubro.
Dessa forma, em reunião realizada ontem a noite, presentes a CONACS, diversos parlamentares e o Presidente da Câmara Henrique Alves, ficou acordado que, tão logo a pauta seja desobstruída, o 1º projeto que será votado, deverá ser o PL 7495/06, que regulamenta o Piso Salarial. Tal compromisso foi noticiado em rede nacional pelo próprio Presidente da Câmara Henrique Alves e diversos outras Lideranças  partidárias.
ATÉ QUANDO A PAUTA FICARÁ TRANCADA
No início do mês de agosto, quando foi realizada a 2ª Vigília, todos foram pegos de surpresa com o argumento de que não poderia ser realizada nenhuma votação do Piso Salarial porque a pauta estaria trancada, marcada essa votação para o dia 03 de setembro, quando já segundo  expectativas, a  pauta já estaria liberada para as votações da Câmara.
Ocorre que, dos 5 itens que trancavam a pauta, apenas 2 foram votados, ou seja, a MP 613 e 616. Os outros 3 itens são projetos de lei “carimbados” com regime de urgência constitucional, e esse “carimbo” é dado ou retirado apenas pela Presidente da República, e só podem ser votados na ordem cronológica em que foram incluídos na Pauta de votação.
Assim,  o primeiro projeto de urgência constitucional que está trancando a pauta ainda está na fase de Audiências Públicas, e a Comissão Especial que faz sua análise tem uma previsão de apenas no final de setembro, início de outubro que este projeto estará apto a ser votado em Plenário.
Os demais projetos de urgência constitucional já estão prontos pra serem votados, e segundo os parlamentares não terão dificuldades para serem votados.
Em reunião com o presidente Henrique Alves, a presidente da CONACS Ruth Brilhante fez o questionamento sobre a previsão de quando a pauta estaria desobstruída, tendo como resposta um posicionamento firme: “Eu estive agora falando com o Governo e Michel Temer, e reiterei o nosso pedido de que a Presidente retirasse o regime de urgência  do Projeto de Regulamentação da Mineração e eu me comprometeria a pauta-lo no inicio de outubro. Mas se o Governo tiver com a intensão de trancar a pauta da Câmara, eu não vou a admitir isso em hipótese alguma,  não podemos ficar 2 meses sem poder votar os projetos de interesse dos parlamentares! Por isso dei o prazo até terça-feira (03/09) para que o Governo retire o regime de urgência, ou, então vamos colocar o PL da Mineração na pauta e derrubá-lo em Plenário... e com isso votamos os demais projetos e liberamos a pauta para as votações de interesse da Câmara.”
DAS PRÓXIMAS PROVIDÊNCIAS DA CONACS
Diante dessa reviravolta na data de votação do PL 7495/06 a CONACS decidiu suspender a Mobilização da próxima semana, mas desde já, CONVOCA seus Diretores e Lideranças da categoria de cada Estado para estarem presentes em reunião extraordinária  nos dias 03 e 04 de setembro em Brasília, e juntos organizarmos as novas estratégias de mobilização.
 É fundamental que as lideranças estejam presentes na próxima semana em Brasília, pois teremos que avaliar todo o andamento das negociações para a desobstrução da Pauta e definir a data da próxima Mobilização, se possível ainda para a semana do dia 10/09.
Contamos com a compreensão de todos e reiteramos o nosso compromisso de estar lutando para a aprovação do nosso Piso Salarial.

domingo, 18 de agosto de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA MARCA A VOTAÇÃO DOS ACS PARA O DIA 03/09







Após reunir-se com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que vai pautar para 3 de setembro a votação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde (Projeto de Lei 7495/06). “O ministro Alexandre Padilha afirmou que a proposta não gera custo para o governo”, observou.
Henrique Eduardo Alves explicou aos deputados e a representantes dos agentes de saúde que a pauta está trancada, por isso não será possível votar o projeto neste mês. “Peço paciência aos agentes de saúde. Trata-se de uma categoria importante, mas sofrida e penalizada.”
Segundo estimativas da confederação da categoria, mais de 3 mil agentes de saúde de 18 estados vieram à Câmara nesta quarta-feira para pressionar pela votação do projeto.

Agência Câmara Notícias

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PREFEITURA DO PAULISTA ANTECIPA O PASEP

O Prefeito Junior Matuto antecipou a folha extra para pagamento dos contribuintes do PASEP para esta sexta-feira(16).
O pagamento referente ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP/2013-2014 que estava previsto para ser pago no final deste mês de agosto.
O abono contempla com um salário mínimo os trabalhadores que recebem até R$1.356,00 (Hum mil trezentos e cinqüenta e seis reais). Os funcionários que ganham acima desse teto, só terão direito aos rendimentos com base de cálculo proporcional à renda e tempo de serviço.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

NOTA DE FALECIMENTO



http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSucKXbQJ718peG0QUalN3lmrYOFaaxZDzgGke6nG8W_smtKLC1Fw 

Faleceu nesta manhã de Quarta (14), na UPA de Jardim Paulista, a Senhora Josefa Cabral de Lima (82 anos). O sepultamento acontecerá amanhã no Município de Surubim. A mesma era genitora da ACS Josinalda, lotada na USF-01 de Jardim Paulista Baixo. À família enlutada, as condolências do SINDACSPA-PE.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

SINDACSPA-PE EM BRASÍLIA, NA LUTA PELO PISO SALARIAL NACIONAL

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/p480x480/1098106_567066700027332_1360863789_n.jpg 

O SINDACSPA-PE, Sindicato dos Agentes de Saúde do Paulista-PE, no uso de suas atribuições, está em Brasilia, com o seu Presidente Roquilane Morais cobrando junto com as demais entidades a votação do PL7495/06.
O que se sabe é que dos encaminhamentos apresentados, o Presidente Henrique Alves, assumiu o compromisso de apresentar o texto da proposta da CONACS ainda hoje para o Ministro Padilha, nesta terça-feira (13/08) fará uma agenda com todos os Deputados e a CONACS no Ministério da Saúde dando ao Governo a última chance de se manifestar positivamente sobre a aprovação do Projeto de Lei.
Segundo a Deputada Fátima Bezerra, o parlamento tem que tomar uma posição sobre isso, deixando claro que, a próxima semana será decisiva para todos, e que os deputados estarão do lado dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É o que esperamos.